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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Confira abaixo todos os conteúdos que serão cobrados nas provas da OIC 2025

Night Skies

ASTRONOMIA

NÍVEL ATerra: forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, dia e noite. | Lua: fases da Lua, mês e eclipses. | Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. | Objetos do Sistema Solar. Constelações e reconhecimento do céu. | Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, bússola, horas e fusos horários. Eclíptica. | Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. | Terra: coordenadas geográficas, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. | Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. | Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. | Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. | Gravitação: força gravitacional e peso. | Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. | Constelações e reconhecimento do céu.

NÍVEL B - T
erra: forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, dia e noite. | Lua: fases da Lua, mês e eclipses. | Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. | Objetos do Sistema Solar. Constelações e reconhecimento do céu. | Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, bússola, horas e fusos horários. Eclíptica. | Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. | Terra: coordenadas geográficas, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. | Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. | Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. | Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. | Gravitação: força gravitacional e peso. | Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. | Constelações e reconhecimento do céu.

NÍVEL C Terra: forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, dia e noite. | Lua: fases da Lua, mês e eclipses. | Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. | Objetos do Sistema Solar. Constelações e reconhecimento do céu. | Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, bússola, horas e fusos horários. Eclíptica. | Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. | Terra: coordenadas geográficas, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. | Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. | Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. | Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. | Gravitação: força gravitacional e peso. | Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. | Constelações e reconhecimento do céu. | Leis de Kepler e história da Astronomia.

Alunos em uma aula de ciências

FÍSICA

NÍVEL A - Fundamentos Matemáticos I (Frações e porcentagens de números naturais. | Associação entre números naturais e pontos de uma reta numérica. | Associação entre pares ordenados com números naturais e pontos do plano cartesiano ou de malha quadriculada. | Perímetro de quadriláteros e comparação entre o comprimento de seus lados usando o paralelismo e o perpendicularismo entre eles. | Identificação de vértices, arestas e faces de prismas e pirâmides.) | Forma, Estrutura e Movimentos da Terra (Argumentos e evidências da esfericidade da Terra. | Orientação pelo Sol e pela bússola e os pontos cardeais e colaterais. | Relação entre o movimento da sombra de uma vara (gnômon) e o movimento do Sol em relação à Terra durante o dia e durante o ano.) | Fundamentos Matemáticos II (Porcentagens aplicadas a acréscimos e decréscimos. | Associação entre números racionais e pontos de uma reta numérica. | Associação entre pares ordenados com números racionais e pontos de um plano cartesiano. | Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais e suas representações algébricas. | Equações polinomiais de 1º grau. | Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano. | Relações de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. | Soma dos ângulos internos de um triângulo. | Área de triângulos, retângulos e figuras compostas por eles. | Cálculo do volume de blocos regulares. | Relação entre o comprimento da circunferência e o diâmetro.) | Máquinas, Trabalho, Calor e Temperatura (A aplicação das máquinas simples ao longo da história e no cotidiano. | Diferenças entre calor, temperatura e sensação térmica em situações do cotidiano. | Relação entre as formas de propagação do calor e a escolha de materiais. | Funcionamento de equipamentos térmicos usados no cotidiano ou propostos como soluções tecnológicas (garrafa térmica, coletor solar etc.). | Importância do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações do cotidiano. | Repercussão na sociedade produzida pelo desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). | O Efeito Estufa: mecanismo natural, importância para a vida na Terra e impacto do seu aumento artificial.)

NÍVEL B - Fundamentos Matemáticos III (Representação de números em notação científica. | Associação entre reta no plano cartesiano e equação linear de 1º grau com duas incógnitas. | Resolução de sistema de equações polinomiais de 1º grau, incluindo sua representação no plano cartesiano. | Resolução de equação com um termo de 2º grau com uma variável e um termo independente. | Representação no plano cartesiano da relação entre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. | Cálculo da área de círculos. | Relacionar litro às unidades de volume do sistema métrico.) | Energia Elétrica e as Transformações entre Ela e as Demais Energias (Tipos de energia e o princípio de conservação da energia. | Identificação e classificação de fontes (renováveis e não renováveis) de energia. | Comparação entre circuitos elétricos residenciais e circuitos elétricos simples formados por pilha/bateria, fios, lâmpadas e outros dispositivos elétricos. | Tipos e transformações de energia que aparecem nos equipamentos residenciais. | Cálculo do consumo de energia dos equipamentos elétricos residenciais a partir da potência e do tempo de utilização e impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. | Uso racional da energia elétrica e ações para reduzir o consumo de energia elétrica (como aumento da eficiência energética e hábitos de consumo responsáveis).) | Movimentos da Terra e da Lua (Fases da Lua e Eclipses. | Explicação do dia e das estações do ano a partir dos movimentos de translação e rotação da Terra.) | Fundamentos Matemáticos IV ( Resolução de equação de 2º grau. | Relações métricas de triângulos retângulos. | Volume de cilindro.) | Terra e Universo (A história do antagonismo entre geocentrismo e heliocentrismo. | A formação do sistema solar. | Viagens interplanetárias e interestrelares: aspectos e dificuldades.) | Leis de Newton e o Movimento (Lei da Inércia, equilíbrio dinâmico e o conceito de velocidade. | Efeitos dinâmicos da força: mudar a intensidade ou a direção da velocidade. | Conceito de inércia e sua relação com a massa. | A lei da ação e reação.) | Calor e Temperatura (O calor e as mudanças de estado físico. | Escalas termométricas e grandezas termométricas) | Luz e Cor (Diferença entre luz e cor. | Cores primárias e cores secundárias dos sistemas RGB e CMKY. | Faixas de radiação eletromagnéticas e seus efeitos.) | Medidas e suas Unidades (Valor mais provável e valor real. | Desvio e erro. | Desvios médios absolutos e relativos.) | Sistema Internacional de Unidades e seus prefixos.

NÍVEL C - Mecânica Clássica (Fundamentos da cinemática do ponto material (tratamento escalar e vetorial) | Leis de Newton e suas aplicações | Trabalho e energia: sistemas conservativos e não-conservativos. Potência e rendimento | Teorema do impulso, quantidade de movimento e sua conservação | Gravitação universal | Estática de corpos extensos | Hidrostática) | Termofísica (Termometria | Calorimetria e mudanças de fase | Dilatação de sólidos e líquidos | Propagação do calor | Comportamento térmico dos gases. Teoria cinética | 1ª e 2ª leis da Termodinâmica) | Óptica Geométrica (Princípios básicos | Leis da reflexão e aplicações (espelhos planos e esféricos) | Leis da refração e aplicações (dioptros, lentes e instrumentos))

Cientista misturando produtos químicos

QUÍMICA

NÍVEL AOs estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos. Poderão ser incluídas questões sobre assuntos que não constam do programa básico mas, quando o forem, conterão informações suficientes para sua resolução.
     - Matéria e energia | Conceitos de Matéria e energia | Matéria e energia no cotidiano | Energia e suas utilizações | Tratamento de água e esgoto | Reações Químicas | Misturas homogêneas e heterogêneas | Separação de materiais | Transformações químicas | Materiais sintéticos | Composição do ar | Efeito estufa | Camada de ozônio | Fontes de energia | Uso da energia no cotidiano | Tratamento do esgoto | Processo e separação de misturas no tratamento da água | Transformação química e física | Processo de combustão | Diferentes tipos de água | Constituição química da água | Propriedades fisioquímicas da água | Densidade e flutualidade de objetos.


NÍVEL B - Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos. Poderão ser incluídas questões sobre assuntos que não constam do programa básico mas, quando o forem, conterão informações suficientes para sua resolução.
     - A Água e o Ar na Natureza | Alimentos – noções de: proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas | Conceito e características da matéria (corpo, objeto e substância) | Conceito de Energia e suas aplicações | Matéria: elementos, substâncias, misturas, alotropia e propriedades físicas | Propriedades gerais da matéria | Propriedades específicas da matéria (organolépticas, químicas e físicas) | Estados físicos e mudanças no estado da matéria | Fenômenos físicos e químicos | Substâncias e misturas | Processos de separação de misturas | Substâncias simples e compostas | Teoria e Estrutura atômica: evolução dos modelos atômicos, número atômico, número de massa, número de prótons, isótopo, isóbaro e isótono | Conceitos básicos de reações e equações químicas | Ambiente, química verde e sustentabilidade | Laboratório: - Noções de segurança (Identificação e utilização de vidrarias, reagentes, equipamentos e outros materiais).


NÍVEL C - A Água e o Ar na Natureza | Alimentos – noções de: proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas | Conceito e características da matéria (corpo, objeto e substância) | Conceito de Energia e suas aplicações | Matéria: elementos, substâncias, misturas, alotropia e propriedades físicas | Propriedades gerais da matéria | Propriedades específicas da matéria (organolépticas, químicas e físicas) | Estados físicos e mudanças no estado da matéria | Fenômenos físicos e químicos | Substâncias e misturas | Processos de separação de misturas | Substâncias simples e compostas | Método científico | Propriedades e identificação de substâncias | Teoria e Estrutura atômica | Números quânticos, níveis energéticos, orbitais atômicos puros e híbridos, configurações eletrônicas | Tabela periódica: Histórico, interpretação e classificação periódica dos elementos | Ligações químicas | Reações químicas | Aspectos quantitativos das transformações químicas, cálculos químicos e cálculo estequiométrico | Funções Químicas: ácidos, bases, sais e óxidos | Química ambiental: poluição do ar, da água e do solo | Laboratório: - Noções de segurança (Identificação e utilização de vidrarias, reagentes, equipamentos e outros materiais).

BIOLOGIA

NÍVEL ACélula como unidade da vida: organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), para concluir que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização | Interação entre os sistemas locomotor e nervoso: papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. Dedução de que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso | Lentes corretivas: estudo da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, a seleção de lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão | Funcionamento do sistema nervoso humano e como este pode ser afetado por substâncias psicoativas | Diversidade de ecossistemas: caracterização dos principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas | Fenômenos naturais e impactos ambientais: avaliação de como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc | Programas e indicadores de saúde pública: interpretação das condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. Importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças | Uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.


NÍVEL BCorpo humano | Biodiversidade | Seres vivos no ambiente | Plantas | Características e desenvolvimento dos animais | Cadeias alimentares simples | Microrganismos | Célula como unidade da vida | Interação entre os sistemas locomotor e nervoso | Nutrição do organismo | Hábitos alimentares | Fluxo de energia e ciclo da matéria | Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório | Lentes corretivas | Diversidade de ecossistemas | Fenômenos naturais e impactos ambientais | Programas e indicadores de saúde pública | Mecanismos reprodutivos | Sexualidade | Hereditariedade | Ideias evolucionistas | Preservação da biodiversidade



NÍVEL CCaracterísticas gerais das células procarióticas e eucarióticas | Composição química da célula: água, minerais, vitaminas, carboidratos ou açúcares, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos | Membrana plasmática: composição química e estrutura; transportes pela membrana e especializações | Bactérias e principais doenças bacterianas | Célula vegetal e relações hídricas da célula vegetal | Tecidos vegetais meristemáticos e adultos | Morfologia e anatomia vegetal: raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes | Algas | Fungos | Protozoários e doenças causadas por protozoários | Invertebrados | Conceitos básicos em Genética: genes, alelos, genótipo, fenótipo | 1ª Lei de Mendel | Dominância incompleta, codominância e alelos letais | Análise de genealogias em Genética | Probabilidade aplicada à Genética | Teorias evolucionistas: lamarckismo, darwinismo e neodarwinismo | Evidências evolutivas | Especiação biológica | Sucessão ecológica | Ecossistemas aquáticos e terrestres | Interações ecológicas | Biomas terrestres do Brasil e da Terra | Biomas aquáticos | Níveis de organização da Biologia | Cadeias e teias alimentares | Fluxo de energia e circulação de materiais | Pirâmides ecológicas | Ciclos biogeoquímicos: água, carbono, fósforo, cálcio, enxofre, oxigênio | Reinos Monera, Protista, Vegetal, Fungos e Animal | Domínios biológicos | Metodologia científica.

Cientista usando microscópio

2024 por GC Produções. Olimpíada Intermunicipal de Ciências - UFPB

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